Leitura integral de "Os Lusíadas" pelos Centros de Língua Portuguesa do Camões, I.P. na Europa Central e de Leste

Publicado em quarta-feira, 08 junho 2022 15:10

Para assinalar os 450 anos da primeira edição de "Os Lusíadas", de Luís de Camões, os Centros de Língua Portuguesa (CLP) do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. de Belgrado (Sérvia), Bucareste (Roménia), Budapeste (Hungria), Praga (República Checa), Sófia (Bulgária), Varsóvia (Polónia) e Zagreb (Croácia) colaboraram na realização e gravação de uma leitura integral deste monumento maior da literatura de língua portuguesa. 

Reunindo a participação local de professores, alunos e amigos dos diferentes CLP do Camões, I.P., os dez cantos da epopeia foram lidos integralmente em português, assim como algumas estrofes na sua tradução para o idioma local, resultando o ambicioso projeto num conjunto de dez vídeos, através dos quais se poderá escutar, a várias vozes e entoações, o grande poema camoniano. Além de celebrar o aniversário da edição da obra, esta leitura atesta igualmente a vitalidade dos estudos de língua, cultura e literatura portuguesas na região da Europa Central e de Leste.

Os vídeos serão publicados na plataforma de Youtube do Camões, I.P., entre os dias 10 e 19 de junho de 2022, ao ritmo de um canto por dia, ficando disponíveis aqui.