Libéria: SWAIMS | Unidade de Implementação realiza missão para preparação da assinatura do Memorando de Entendimento

Publicado em segunda-feira, 27 junho 2022 16:37

Entre 20 e 24 de junho de 2022, a Unidade de Implementação do projeto Support to West Africa Integrated Maritime Security (SWAIMS) realizou uma missão à Libéria, tendo em vista o planeamento da assinatura do Memorando de Entendimento entre o Governo da Libéria e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., que prevê a entrega de duas embarcações à Guarda Costeira daquele país, bem como a avaliação das necessidades de formação dos recursos humanos locais.

Esta missão, que acompanhou a Equipa Técnica de Apoio ao programa, permitiu a realização de reuniões com o Embaixador da União Europeia na Monróvia, Laurent Delahousse, com o Chefe Militar da Defesa, Major-General Prince C. Johnson III e com o Ministro da Defesa, Daniel D. Ziankahn. Foi ainda realizada uma reunião com o Comissariado da Autoridade Marítima da Libéria, na qual estiveram representantes dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, bem como da Autoridade Nacional dos Portos e da Autoridade Nacional das Pescas e Aquicultura. Pela Unidade de Implementação do Camões, I.P. esteve presente o capitão-de-mar-e-guerra Pedro Rodeia Ribeiro.

A avaliação das necessidades de formação decorreu em estreita coordenação com a Guarda Costeira da Libéria, tendo contado com a participação nacional do capitão-de-fragata Rui Ferreira e do segundo-sargento fuzileiro José Brito. Durante 4 dias, estes militares tiveram a oportunidade de conhecer as instalações desta entidade, efetuar entrevistas a vários militares, assim como avaliar as capacidades de operação e treino, através de acompanhamento em ações no mar, no âmbito do exercício MARSUREX22, organizado pela Guarda Costeira da Libéria, com o apoio do projeto SWAIMS. Esta ação foi determinante para a concretização das futuras ações de formação das equipas liberianas no âmbito deste projeto.

O SWAIMS é um Programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), financiado pela União Europeia, cuja componente gerida e cofinanciada pelo Camões, I.P. e pelo Ministério da Defesa Nacional, tem um orçamento de 12.478.294,00 milhões de EUR.

33289 l3

33289 l1

33289 l4