Língua Portuguesa na China está de parabéns – 60 anos de ensino do Português em Pequim

Publicado em sexta-feira, 18 dezembro 2020 12:42

Celebra-se este ano o 60.º aniversário da criação do curso de Língua Portuguesa na Universidade de Comunicação da China (UCC), em Pequim. Professores e alunos juntaram-se para assinalar este momento, criando um pequeno vídeo, que agora se divulga, sobre a história do curso.

A Universidade de Comunicação da China, na altura denominada Instituto de Radiodifusão de Beijing, foi a primeira instituição de ensino superior a ensinar português na China continental, em 1960. Embora o ensino do português tenha sido interrompido durante quase quarenta anos, entre 1966 e 2000, durante e após a Revolução Cultural, a UCC olha para o passado como ponto de partida para continuar a sua viagem pelo mundo da Língua Portuguesa.

Os estudantes da turma de 2018 editaram ainda um livro constituído por 8 entrevistas às professoras em exercício e a alguns leitores que lecionaram na UCC no passado para dar a conhecer o seu papel e contributo ao longo dos últimos anos no ensino e divulgação da língua portuguesa, mas também as suas experiências, opiniões e impressões, um projeto de trabalho da disciplina de Leitura e Produção Escrita.

A efeméride foi igualmente assinalada pelo Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa do Instituto Politécnico de Macau com a organização de um congresso online subordinado ao tema “Português na China: seis décadas no ensino superior” e que contou com quatro mesas-redondas, nas quais participaram 12 oradores da China, Portugal e Brasil.

Veja o vídeo aqui.