EUA: Língua Portuguesa Reconhecida como Elemento Curricular no Acesso ao Ensino Superior

Publicado em segunda-feira, 06 março 2017 15:00

Os exames NEWL, National Examinations In World Languages, desenvolvidos pelo American Councils for International Education e reconhecidos pelo Programa de Advanced Placement (AP) do College Board passarão a incluir, pela primeira vez, em 2017, o exame de Língua Portuguesa, garantindo créditos no Ensino Secundário e no acesso ao Ensino Superior.

Esta via permite alcançar um objetivo primordial, traçado por Portugal: que o conhecimento do Português nos EUA seja reconhecido como elemento curricular que garante créditos adicionais, tanto no ensino secundário, como no acesso ao ensino superior, contando, para tanto, com a garantia das mais prestigiadas entidades americanas nesta matéria.

Para poderem realizar o exame em 2017, os alunos devem frequentar o grade 9 ou ter pelo menos 14 anos de idade, concluídos antes de 1 de setembro de 2016.

O exame terá lugar no dia 28 de abril, a nível nacional e é realizado online. A inscrição terá que ser feita ate 31 de março, junto dos centros de exames nos estabelecimentos de ensino aprovados pela NEW. O exame incluirá as diversas variantes do Português global (PE, PB e PA).

A pontuação final obtida - numa escala de 5 pontos, comparável aos níveis AP© do College Board - resulta de uma ponderação que leva em conta a avaliação sobre a expressão oral e escrita e os resultados na resposta às per untas de escolha múltipla, realizadas no computador.

Recorda-se que o custo do exame -93 dólares- é igual ao dos que o programa AP, do College Board, pratica, nos EUA. Os alunos, cujos pais têm rendimentos mais baixos, desde que tal seja comprovado pela escola, pagam um valor mais reduzido - 53 dólares. Deste montante, 9 dólares (quando a taxa aplicada for de 93 dólares) revertem a favor do centro de exames da escola; no caso em que o aluno beneficia da redução para 53 dólares, a escola recebe 4 dólares.

Mais informações em: https://www.americancouncils.org/services/testing-and-assessment/newl/portuguese

Notícias relacionadas: