Suíça: “Línguas em Contacto”, oficina de trabalho na Universidade de Zurique

Publicado em quinta-feira, 04 abril 2013 13:04

Uma oficina de trabalho subordinada ao tema “Línguas em Contacto” realiza-se na Universidade de Zurique nos dias 11 e 12 de abril de 2013, por ocasião da jubilação do Professor Georg Bossong, grande impulsionador dos Estudos Portugueses naquela instituição de ensino superior.

A jornada dedicada a Georg Bossong é organizada pela Universidade de Zurique em colaboração com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e com o Programa de doutoramento interuniversitário “Processos de transculturación en la Iberoromania”.

A oficina de Linguística é orientada por Alan Baxter, professor da Universidade Federal da Bahia (Brasil) e pelo investigador Hans-Jörg Döhla, discípulo do docente homenageado.

Do programa desta homenagem faz parte a exibição do documentário “A terra do padre – pádri sa chang”, falado em crioulo, com legendas em português e em inglês.

Na conferência inaugural da oficina de trabalho, dia 11 às 14h00, Alan Baxter falará no Uni-Zentrum da Universidade de Zurique sobre características linguísticas do Português afro-brasileiro (e africano).

No mesmo dia, a apresentação de Hans-Jorg Dohla incidirá sobre “Línguas em Contacto: a replicação de estruturas morfossintáticas”.