Angola: Lino Damião expõe “RASTOS” no Centro Cultural Português

Publicado em segunda-feira, 23 maio 2016 15:35

A exposição individual de pintura “RASTOS” do artista angolano Lino Damião será inaugurada no dia 31 de maio de 2016, às 18h30, no Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Luanda, ficando patente ao público até ao dia 14 de junho.

Trata-se de uma homenagem ao grande Mestre das artes plásticas de Angola, Viteix, nome artístico de Vítor Manuel Teixeira, reconhecido como um dos maiores artistas angolanos no período pós-independência, que influenciou e continua a inspirar gerações de artistas.

A exposição “RASTOS” ocorre no 23º aniversário da morte de Viteix e será a primeira de uma trilogia de Lino Damião, inspirada na última exposição individual de Viteix denominada “Restos, Rastos e Rostos”, apresentada em setembro de 1992, na qual colaborou e que ficou para sempre gravada na sua memória, acalentando-lhe o sonho de um dia poder prestar uma homenagem ao Mestre.

Esta mostra é uma viagem pelo percurso pessoal e artístico de Lino Damião, cruzando passado, presente e futuro, revelando a influência de Viteix, quer no recurso à figuração mitológica, quer na exploração de cores, formas e símbolos, numa busca incessante de novos sentidos e significados. Lino Damião gosta de citar um velho ditado que aprendeu e confirmou com a experiência de vida: “tão importante quanto saber o que fazemos, é fazer o que sabemos”.  

Lino Damião nasceu em Luanda em 1977. Ganhou em 1989 o Prémio de Pintura da União Nacional dos Artistas Plásticos.

Em 2000, formou-se em Artes Plásticas no Instituto Nacional de Formação Artística em Luanda. Frequentou vários Cursos de Desenho, Pintura e Gravura.

Conta no seu percurso com mais de uma dezena de exposições individuais e participação em outras tantas coletivas em Angola e Portugal.

As suas obras estão em coleções públicas e privadas em África, na Europa, na Ásia, na América do Sul e nos EUA.