Lisboa: Guiões - Festival do Roteiro em Língua Portuguesa

Publicado em sexta-feira, 15 janeiro 2016 16:43

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Guiões - Festival do Roteiro de Língua Portuguesa, que pretende ser a maior e melhor edição de sempre. O objetivo do festival é o de se afirmar como principal ponto de contacto entre guionistas/roteiristas e a indústria cinematográfica de Língua Portuguesa e de aumentar os níveis de criação cinematográfica dos países Lusófonos.

Até o dia 30 de abril o festival recebe guiões/roteiros de obras de longa-metragem de qualquer género, com mais de 50 páginas, para o concurso que contemplará os vencedores com prémios em dinheiro, livros, cursos de escrita cinematográfica e material diverso. Os interessados devem fazer as suas inscrições através do site do GUIÕES.

Na cerimónia, que irá decorrer no segundo semestre do ano, em local a anunciar, os autores dos 10 roteiros finalistas terão a oportunidade de apresentar os seus trabalhos para uma plateia de produtores de cinema e para o público em geral. No final do evento serão conhecidos os vencedores e distribuídos os prémios.

A edição do GUIÕES 2016 também traz novidades para a indústria, com o lançamento da Competição Paralela PT CO-PROD, destinada a produtoras com projetos em desenvolvimento e em procura de coprodutoras internacionais de Língua Portuguesa, e com a realização de um Dia da Indústria, inserido no âmbito do programa do Festival, que incluirá apresentações de programas de financiamento à criação, sessões de pitching, fóruns de coprodução e apresentação e exposição de produtores de conteúdos audiovisuais.