Lisboa: Iniciativa do MECSS sobre Educação para o Desenvolvimento juntou Chile, Espanha, México, Portugal e Uruguai

Publicado em terça-feira, 10 dezembro 2019 12:33

Teve lugar nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2019, promovida pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e financiada pelo Mecanismo Estruturado de Intercâmbio de Experiências de Cooperação Sul-Sul (MECSS) do Programa Ibero-americano de Fortalecimento da Cooperação Sul-Sul (PIFCSS), uma iniciativa sobre Educação para o Desenvolvimento, que reuniu 5 países membros da comunidade ibero-americana, nomeadamente, Chile, Espanha, México, Portugal e Uruguai. Participaram ainda representantes da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), da Global Education Network Europe (GENE) e do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto.

Além de promover o debate e a reflexão sobre a temática, esta iniciativa constituiu também um primeiro passo para a elaboração de um novo programa ibero-americano de cooperação sobre educação para o desenvolvimento, que procurará contribuir para uma cidadania melhor preparada com vista à transformação social para o desenvolvimento sustentável, no contexto do cumprimento da Agenda 2030 e do seu desígnio de “não deixar ninguém para trás”.

Durante o próximo ano, será delineada, apresentada e discutida a proposta de Programa Ibero-americano em matéria de Cidadania Global para o Desenvolvimento Sustentável a ser apresentada à próxima Cimeira de Chefes de Estado e de Governo Ibero-americanos, a ter lugar em Andorra, em novembro 2020.

31291 2