Portugal: Justiça Social em debate no ciclo de cinema da Plataforma Portuguesa das ONGD

Publicado em sexta-feira, 15 fevereiro 2013 11:21

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Justiça Social, o filme “The Light Bulb Conspiracy - A conspiração da lâmpada” (2010), realizado por Cosima Dannoritzer, dá o mote a um debate integrado no ciclo de cinema “Cine-ONU / Direitos e Desenvolvimento”, a 21 de fevereiro de 2013, pelas 18h, no Auditório da CPLP, em Lisboa.

“A Conspiração da Lâmpada” centra-se no conceito da Obsolescência Programada, que viria a mudar os paradigmas do consumo, a partir do ano de 1920. No filme, a lâmpada incandescente acaba por espelhar essa realidade, na medida em que viu reduzido o seu tempo de vida graças ao aparecimento de um cartel mundial.

A sinopse do filme termina com uma nota que pode motivar o debate em torno da justiça social: “A sociedade do crescimento floresceu, toda gente tinha tudo, o lixo foi-se acumulando (de preferência longe, em lixeiras ilegais nos países em desenvolvimento), até que os consumidores começaram a revoltar-se...”

Esta iniciativa é organizada pela Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais de Desenvolvimento (ONGD) e pelo Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC), com o apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cujo auditório se situa no Palácio Conde de Penafiel, na rua de S. Mamede, nº21, em Lisboa.

A entrada é livre, mas aconselha-se a inscrição prévia através de um email com o nome e título do filme para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..