Portugal: Projeção do filme “Sweet Dreams”, sobre o genocídio de Ruanda

Publicado em terça-feira, 07 maio 2013 17:05

A propósito da celebração, a 25 de maio, do Dia de África, o filme “Sweet Dreams”, produzido e realizado por Lisa Fruchtman e Rob Fruchtman, será projetado no Ciclo de Cinema Direitos e Desenvolvimento, no dia 23 de maio de 2013, pelas 18 horas, no Auditório da CPLP, em Lisboa.

“Em 1994, o Ruanda sofreu um genocídio devastador. Perto de um milhão de pessoas foram mortas. E quando tudo acabou, os que permaneceram estavam mortos por dentro”, lê-se na sinopse do documentário que conta a história de Ingoma Nshya, um grupo feminino de percussões, aberto a mulheres de ambos os lados do conflito.

Para as mulheres – órfãs, viúvas, esposas e filhas de autores de crimes –, o grupo tem sido um lugar para começar a viver de novo, construir novos relacionamentos e curar feridas do passado, batendo ritmos de poder e alegria. Persiste no entanto, a luta para sustentar suas famílias.

Esta é uma iniciativa conjunta da Plataforma Portuguesa das ONGD (Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento) e do Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC).

A entrada é livre, mediante inscrição por correio eletrónico para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. O Auditório da CPLP, situa-se no Palácio Conde de Penafiel, Rua de S. Mamede (ao Caldas), nº 21, Lisboa.