Lisboa: Seminário do Camões, I.P. sobre Cooperação, Cultura e Língua 2023, no ISEG

Publicado em segunda-feira, 09 janeiro 2023 16:47

Teve lugar no dia 6 de janeiro de 2023, entre as 10h00 e as 17h30,  no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa, o Seminário anual sobre Cooperação, Cultura e Língua do  Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

A sessão inaugural decorreu no auditório CGD e contou com as boas-vindas do Presidente do Camões, I.P., João Ribeiro de Almeida, e do Presidente do ISEG, João Duque, e com a intervenção do Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho. De seguida, teve lugar uma Mesa-Redonda sobre “Perspetivas para o Futuro da Cooperação”, que contou com a participação do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, da Representante da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa para a Liberdade dos Media, Teresa Ribeiro, da Diretora na Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura, Ana Paula Laborinho, e ainda de Manuel Correia, Professor do Instituto Superior de Agronomia – Universidade de Lisboa. Estas sessões foram abertas à comunicação social e transmitidas via YouTube.

Da parte da tarde, decorrem painéis em simultâneo. Na área da Cooperação (Auditório 2), o primeiro painel, intitulado Estratégia da Cooperação Portuguesa - Construir, Evoluir e Inovar – Pilar «Pessoas» e «Paz», foi apresentado por Cristina Moniz, Vice-Presidente do Camões, I.P., e teve como oradores Patrícia Pincarilho, Conselheira para a Cooperação e Diretora do Camões - Centro Português de Cooperação em Moçambique, Fernando Almeida, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge, e Salvador Pinto da França, Chefe da Delegação da União Europeia no Níger. Este painel foi moderado por Carolina Estróia, Diretora de Serviços de Cooperação Bilateral do Camões, I.P.

O segundo painel, A Estratégia da Cooperação Portuguesa – Construir, Evoluir e Inovar - Pilar «Planeta» e «Prosperidade», teve como oradores Humberto Delgado Rosa, Diretor para a Biodiversidade, da Direção Geral do Ambiente/Comissão Europeia, Filipe Baptista, Conselheiro Técnico para o Digital, Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, e Rui Pedroto, Presidente da Comissão Executiva e membro do Conselho de Administração da Fundação Manuel António da Mota. Este painel foi moderado por Afonso Laginha, Chefe de Divisão de Assuntos Europeus do Camões I.P.

Quanto à área da Cultura e da Língua Portuguesa teve lugar, no Auditório CGD, o painel A rede externa do Camões, I.P. e a promoção do cinema português: atualidade e perspetivas futuras, com Elsa Mendes, Coordenadora do Plano Nacional de Cinema, e Luís Chaby Vaz, Presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual, e com Cristina Caetano - Diretora de Serviços de Cultura do Camões, I.P. - como moderadora. De seguida, teve lugar a apresentação da plataforma digital dinâmica Reimaginar a Europa, por Margarida Calafate Ribeiro, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no âmbito do projeto Memoirs - Filhos de Império e Pós-memórias Europeias e MAPS Pós-Memórias Europeias: Uma Cartografia Pós-Colonial. Por último, foi apresentado por Rui Vaz, Diretor de Serviços da Língua do Camões, I.P., o Projeto de Digitalização do Ensino Português no Estrangeiro – qualificar o EPE, transformar o ecossistema educativo. As sessões da parte da tarde foram transmitidas em ambiente fechado, Zoom, para a Rede Camões.

Na sessão de encerramento intervieram o Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Francisco Ribeiro Telles, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo – através de mensagem gravada – e o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André.

33669 2

33669 3c

33669 6

33669 4

33669 5

33669 7

33669 8

33669 9

33669 11

33669 10

33669 12

33669 1

33669 2

33669 3b