Lisboa: Sessão pública de apresentação da Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030

Publicado em terça-feira, 10 janeiro 2023 12:46

Terá lugar no dia 12 de janeiro de 2023, às 15h30, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a apresentação pública da Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030.

A sessão contará com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, e da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Cabo Verde, Miryan Vieira.

O documento será apresentado pela Vice-Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Cristina Moniz, seguindo-se o diálogo sobre “O papel da Cooperação face aos novos desafios da geopolítica mundial”. Decorrerá ainda uma mesa-redonda sobre “O universo dos atores da Cooperação para o Desenvolvimento”.

A Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030 (ECP 2030), que vem substituir o Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020, constitui o instrumento orientador da política pública de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, assumindo um papel fundamental na definição da política de cooperação do Estado português.

O documento foi aprovado em Conselho de Ministros no dia 17 de novembro, depois de um período de consulta pública que decorreu até 30 de setembro de 2022.