Moçambique: ‘Literatura e o Humor’ em curso de literaturas

Publicado em quarta-feira, 03 outubro 2012 17:31

Os escritores português Rui Zink e moçambicano Mia Couto participam na 24ª edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa, que terá lugar em Maputo, Moçambique, entre 8 e 12 de outubro de 2012, com o tema ‘Literatura e Humor’.

O curso é organizado pelo Centro Cultural Português/Camões, IP e pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, numa parceria com as Páginas Amarelas-Listas Telefónicas de Moçambique.

O programa deste Curso, coordenado pelo leitorado de Língua e Cultura Portuguesa do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e pela Secção de Literatura da FLCS da UEM, inclui quatro palestras e uma mesa redonda, destinadas a reflectir sobre o papel do Humor na escrita literária.

Participarão neste curso, além de Mia Couto e Rui Zink, Teresa Manjate (professora universitária), Gilberto Mendes (humorista), Zimba e Neivaldo (cartoonistas) e Francisco Noa (professor universitário).

O programa deste ano oferece ainda nas instalações do Camões, IP um curso dedicado à Escrita Criativa, entre 9 e 11 de outubro, especialmente direcionado para professores de português e literatura, jovens escritores e jornalistas culturais, denominado ‘Escrever de Dentro, Escrever para Fora’, o qual funcionará como acção de formação e será orientado por Rui Zink, responsável pela introdução destes cursos em Portugal.