República Checa: ‘O que diz Molero’ na Noite da Literatura de Praga

Publicado em segunda-feira, 20 maio 2013 14:50

A leitura de um excerto de "O que diz Molero", de Dinis Machado, representou Portugal a 15 de maio na Noite da Literatura de Praga, um evento destinado a celebrar a criação literária de autores com obras traduzidas para checo.

O evento, que consiste em leituras públicas de literatura contemporânea apresentadas por personalidades ligadas à cena teatral da capital da República Checa, entre as quais muitos atores e atrizes do Teatro Nacional checo, decorreu em locais inusitados do bairro de Holešovice, um dos mais representativos da dinâmica cultural da capital checa.

Produzido no âmbito conceptual do projeto Noites Literárias Europeias 2012 - 2014, o evento visa trazer ao conhecimento do grande público, de uma forma inovadora e criativa, a literatura contemporânea europeia, ao mesmo tempo que dá a descobrir aos participantes locais normalmente não acessíveis ao público.

A edição de 2013 da Noite da Literatura de Praga foi organizada em articulação com o núcleo EUNIC (rede dos institutos nacionais de cultura dos países da União Europeia) de Praga, de que o Camões, I.P., faz parte.