Moçambique: Lançamento do Livro “O Vagabundo da Pátria” de Marcelo Panguana

Publicado em sexta-feira, 22 abril 2016 19:07

Vai ser apresentado no dia 27 de abril de 2016, às 17h30, no Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Maputo, o novo livro do escritor Marcelo Panguana intitulado “O Vagabundo da Pátria” com a chancela da “Alcance Editores”. Trata-se de um romance que pretende expressar uma certa visão da sociedade moçambicana dos últimos tempos, com os seus sonhos, as suas glórias, os seus dilemas e crises, tudo visto de um ponto de vista ficcional, embora inspirado na própria realidade.

O autor considera que um dos maiores inimigos da literatura moçambicana pode ser o esquecimento, a não abordagem das questões essenciais nos livros que vão sendo escritos. Essa abordagem, segundo o escritor, não pode ser vista como forma de confrontação, mas como expressão maior do amor pela pátria.

O “Vagabundo da Pátria” é o quarto livro que Marcelo Panguana publica com a chancela da “Alcance Editores” depois dos romances “O Chão das Coisas” (2004), “Como Um Louco ao Fim da Tarde” (2010) e o livro de reflexões denominado “Conversas Do Fim Do Mundo” (2012).

Marcelo Panguana dirigiu o jornal “Lua Nova”, propriedade da Associação de Escritores Moçambicanos; o suplemento cultural “Xipalapala” e recentemente a revista cultural “Proler”, do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa. É atualmente Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Escritores Moçambicanos.