Livro "Plataforma Portuguesa das ONGD: 30 anos em prol do Desenvolvimento"

Publicado em quarta-feira, 09 dezembro 2015 10:14

No âmbito das comemorações do seu 30º aniversário, a Plataforma Portuguesa das ONGD apresentou no dia 3 de dezembro de 2015, em Lisboa, o livro “Plataforma Portuguesa das ONGD: 30 anos em prol do Desenvolvimento. Esta obra visa estimular a reflexão sobre a evolução da área do Desenvolvimento ao longo das últimas três décadas, apresentando os principais marcos nacionais e internacionais do setor e da história da Plataforma Portuguesa das ONGD.

A apresentação do livro contou com as intervenções de Pedro Krupenski, Presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD, Irene Paredes, membro do Conselho Diretivo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e Luísa Teotónio Pereira, membro da Direção do CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral (uma das ONGD associadas da Plataforma Portuguesa das ONGD), que abordaram alguns dos principais aspetos que marcaram estas 3 décadas de trabalho em prol do desenvolvimento, realçando a importância do trabalho da Plataforma. 

Irene Paredes sublinhou a “persistência, resistência e, não menos importante, a capacidade de afirmação da Plataforma, através do seu contributo para a definição e implementação das políticas públicas na área do Desenvolvimento”. Luísa Teotónio Pereira enfatizou a importância de registar a memória de um percurso já longo que nos ajuda a compreender o presente e influenciar um futuro no qual a mudança é cada vez mais rápida.