Livro sobre “Comunicação Eletrónica na Aula de Português Língua Estrangeira”

Publicado em sexta-feira, 19 abril 2013 14:20

O livro “Comunicação Eletrónica na Aula de Português Língua Estrangeira” reúne contributos de diversos especialistas acerca do uso de instrumentos de comunicação eletrónica na aula de Português Língua Estrangeira (PLE), numa edição da LIDEL coeditada por Sílvia Melo-Pfeifer e Maria Helena de Araújo e Sá.

Doutorada em Didática de Línguas, Sílvia Melo-Pfeifer é atualmente coordenadora do Ensino Português na Alemanha (rede EPE, do Camões IP). Maria Helena de Araújo e Sá é professora associada com agregação em Didática e Tecnologia Educativa pela Universidade de Aveiro.

A obra coloca em destaque a multipli­cidade de usos e de papéis que a interação online pode assumir no quadro de uma Didática da Língua orientada pelos princípios do plurilinguismo, do multiculturalismo e do socioconstruti­vismo.

Embora a temática PLE esteja em destaque, as aplicações práticas descritas e avaliadas neste livro podem adaptar-se a outros contextos de circulação e de ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa, nomeadamente enquanto Língua Materna ou Língua de Herança.

Os textos que compõem o presente volume debruçam-se sobre a utilização de diferentes instru­mentos de comunicação eletrónica (chat, fórum de discussão, blogue, etc.) em cenários nacionais e internacionais (nomeadamente Brasil, Espanha e Estados Unidos) de ensino/aprendizagem de Português como Língua Estrangeira, com objetivos diversificados: desenvolvimento da competência intercultural e da competência de comunicação, da autonomia e da motivação.

 

Sílvia Melo-Pfeifer
Doutorada em Didática de Línguas, pela Universidade de Aveiro, e integra o CIDTFF (Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores), desta mesma Universidade. De entre os seus interesses científicos destacam-se a comunicação eletrónica e o seu uso no ensino/aprendizagem de línguas, a interação plurilingue e intercultural, a intercompreensão em Línguas Românicas e a Didática das Línguas de Herança. Participou em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais nas áreas anteriormente inventariadas e desempenha, atualmente, funções de coordenadora do Ensino Português na Alemanha.
 
Maria Helena Araújo e Sá
Professora associada com agregação em Didática e Tecnologia Educativa pela Universidade de Aveiro e vice-coordenadora do CIDTFF (Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores), sendo ainda uma das responsáveis pelo LALE (Laboratório Aberto para a Aprendizagem das Línguas Estrangeiras), estrutura de investigação/formação//intervenção deste mesmo centro. Participou em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais no âmbito da Didática de Línguas e coordenou alguns deles, designadamente Galapro e Imagens das Línguas na Comunicação Intercultural. De entre os seus interesses científicos destacam-se a comunicação plurilingue e intercultural, a intercompreensão e a formação de agentes educativos no âmbito das abordagens plurilingues em Didática de Línguas.