Reino Unido: Chamadas para competição de curtas-metragens - "UTOPIA - UK Portuguese Film Festival"

Publicado em sexta-feira, 09 outubro 2020 18:04

O UTOPIA - UK Portuguese Film Festival, apoiado pelo Camões, I.P., através da Embaixada de Portugal no Reino Unido, celebra este ano a sua 11ª edição assinalando o início de mais de uma década na divulgação da imagem em movimento, com uma competição internacional de curtas-metragens e a atribuição do prémio Noémia Delgado.

Num ano atípico por causa da pandemia Covid-19, o Festival será realizado, pela primeira vez, exclusivamente online, entre os dias 21 e 28 de novembro de 2020, possibilitando-se, assim, uma expansão do seu público ao se mobilizarem e alcançarem pessoas em novos territórios por todo o mundo.

O objetivo deste prémio é criar um espaço para a celebração do talento de criadores de imagem em movimento da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em início de carreira, mostrando o seu potencial numa plataforma internacional.

Um júri, composto por profissionais da indústria audiovisual de diferentes países de língua oficial portuguesa, elegerá as 10 melhores curtas, que serão exibidas durante o Festival. A lista de curtas selecionadas será divulgada até ao dia 2 de novembro de 2020. O prémio Noémia Delgado, no montante de 350 euros, será atribuído à melhor realização eleita pelo júri.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até ao dia 23 de outubro de 2020. O

Os interessados poderão submeter o seu filme através do preenchimento de um formulário de inscrição.

Os filmes devem seguir os seguintes requisitos:

  • Serem produzidos numa escola de ensino superior de um país CPLP;
  • Terem sido finalizados entre 2017 e 2020;
  • Terem uma duração máxima de 15 minutos, créditos incluídos;
  • O realizador possuir a idade mínima de 18 anos no ato de candidatura.

Nota: são aceites candidaturas em todas as modalidades fílmicas: documentário, ficção, animação, ensaio audiovisual.

Para mais informações, contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..