Luxemburgo: Cerimónia de entrega de certificados de Língua Portuguesa

Publicado em sexta-feira, 27 janeiro 2023 09:54

No dia 04 de fevereiro de 2023, a Embaixada de Portugal e a Coordenação do Ensino Português no Luxemburgo organizam a cerimónia oficial de entrega de certificados de nível de proficiência em língua portuguesa, no Escher Theater, em Esch sur Alzette, Luxemburgo, reunindo os 155 alunos que obtiveram aproveitamento nos exames de certificação, realizados a 26 de junho de 2022.

Esta iniciativa pretende não só homenagear os alunos pelos excelentes resultados obtidos, como também os seus professores, pais e encarregados de educação. Entre outras personalidades, estará presente o Embaixador de Portugal no Luxemburgo, Pedro Sousa e Abreu.

Numa altura em que a língua portuguesa se assume cada vez mais como língua internacional, falada por mais de 250 milhões de pessoas, língua oficial de nove países e língua de trabalho em 32 organizações internacionais, o desenvolvimento de competências nesta nossa língua é, atualmente, inquestionável, pelo que ser detentor de um diploma reconhecido internacionalmente se revela uma mais-valia.

Paralelamente, sendo língua e cultura duas faces indissociáveis de uma mesma moeda, o fortalecimento dos laços com o país de origem e o orgulho na sua identidade são, no mundo de diversidade atual, muito importantes para um desenvolvimento equilibrado das crianças que falam português em casa. Por outro lado, está provado cientificamente que o domínio da "linguagem académica" na língua materna / de herança potencia transferências para outras línguas, incluindo a(s) de escolarização, contribuindo para o sucesso escolar e uma melhor integração dos jovens e das crianças nos países de acolhimento.

Esta cerimónia pretende, igualmente, consciencializar os pais e encarregados de educação em particular, e a sociedade luxemburguesa no geral, para a importância dos cursos de português, nas suas diferentes modalidades, no percurso educativo das crianças lusófonas.

Mais informações através do telefone da Coordenação do Ensino Português no Luxemburgo, 24 69 55-1, ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..