Luxemburgo: Estudo “As crianças portuguesas e o seu desenvolvimento linguístico”

Publicado em quinta-feira, 19 fevereiro 2015 17:12

O Centro Cultural Português/Camões, I.P. no Luxemburgo e a Fundação Robert Krieps apresentam o estudo “As crianças portuguesas e o seu desenvolvimento linguístico”, do Fonds National de Recherche (FNR), que será explicado por Pascale Engel de Abreu e a sua equipa da Universidade do Luxemburgo, no dia 27 de fevereiro de 2015, às 18:30.

Esta apresentação, destinada principalmente à comunidade educativa, pais e outros interessados, pretende dar a conhecer o projeto de investigação “Estimular o potencial da criança multilingue” (Multilinguaalt Léierpotenzial fërderen) do Grupo de Desenvolvimento Cognitivo e de Línguas da Universidade do Luxemburgo (http://langcog.uni.lu/).

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um programa de intervenção para crianças do pré-escolar a viver no Luxemburgo e cuja língua materna é o português. Através do recurso a técnicas específicas para promover a linguagem oral, pretende-se potenciar a aprendizagem de outras línguas.

A equipa de Pascale Engel de Abreu, psicóloga e professora assistente na Universidade do Luxemburgo, é constituída por Lénia Carvalhais, especialista em educação e investigadora pós-doutoramento, Carolina Nikaedo, psicóloga e investigadora, Rute Tomás, psicóloga e investigadora em formação de doutoramento e Véronique Cornu, psicóloga e investigadora.

A apresentação, que decorrerá no Centro Cultural Português/Camões, I.P. no Luxemburgo, tem tradução prevista francês-português e português-francês. A entrada é livre.