Luxemburgo: Festival de Cinema Português 2019

Publicado em sexta-feira, 25 outubro 2019 15:33

Entre 8 e 16 de novembro de 2019, terá lugar, pelo décimo ano consecutivo, uma mostra de Cinema Português no Luxemburgo, que decorrerá em diversas salas de cinema da capital do Grão-Ducado.

 

Organizada pelo Camões - Centro Cultural Português no Luxemburgo, em parceria com a Cinemateca do Luxemburgo e o Ciné Utopia, a presente edição mantém o formato iniciado em 2017: um filme por dia, ao longo de 9 dias consecutivos.

A programação diversificada desta edição integra diferentes formatos e géneros cinematográficos que vão da longa-metragem de ficção ao documentário.

O Festival tem início no dia 8 de novembro de 2019, no Ciné Utopia, na capital do Grão-Ducado, com o filme Gelo e a presença dos seus realizadores, Luís Galvão Teles e Gonçalo Galvão Teles.

Naquela data, será proferida, na Universidade do Luxemburgo, uma conferência sobre o Cinema Português, pelo Prof. Gonçalo Galvão Teles, à qual se seguirá a inauguração da exposição bilingue, sob o mesmo nome, na Maison du Savoir.

O filme Refrigerantes e Canções de amor será projetado no dia 9 de novembro de 2019, no Camões-Centro Cultural Português no Luxemburgo, e contará com a presença do seu realizador Luís Galvão Teles. Ainda no Centro Cultural Português será projetado no dia 10 de novembro de 2019 o filme Cruzeiro Seixas: As cartas do rei Artur de Cláudia Rita Oliveira.

No âmbito do centenário do nascimento de Sophia Mello Breyner Andresen, celebrado este ano, será projetado, no dia 11 de novembro, na Cinemateca da cidade do Luxemburgo, o filme Correspondências, de Rita Azevedo Gomes.

Serão exibidos nesta Cinemateca, nos três dias que se seguem, os filmes: Pedro e Inês, de António Ferreira, São Jorge, de Marco Martins e Tabu, de Miguel Gomes.

Pela primeira vez neste Festival será apresentada uma longa metragem de terror, resultante da colaboração iniciada, no ano passado, com o Festival MOTELX. Depois do sucesso, em 2017, da primeira sessão de MOTELX On Tour fora de Portugal, na Cinemateca Francesa em Paris, a tournée continua este ano, pela segunda vez, no Luxemburgo, com o filme Faz-me Companhia, de Gonçalo Almeida. Estarão presentes nesta sessão, o realizador Gonçalo Almeida e a produtora do filme, Margarida Correia.

O Festival encerrará no dia 16 de novembro de 2019, na Cinemateca do Luxemburgo, com o filme SNU, de Patrícia Sequeira.

O Festival do Cinema Português é também um momento de convívio que reúne o grande público e alguns profissionais da 7.ª arte, através da apresentação de filmes pelos seus realizadores e produtores, a realização de um “Porto de Honra” na sessão inaugural, e de debates que pretendem desenvolver uma sensibilização às diferentes linguagens cinematográficas.

Mais informações em: