Macau: Presença Portuguesa no Festival literário “Rota das Letras”

Publicado em quinta-feira, 02 março 2017 07:49

Sérgio Godinho vai estar em Macau para a 6.ª edição do festival, que vai ter lugar entre 04 e 19 de março de 2017, para apresentar o seu primeiro romance “Coração Mais que Perfeito”, tendo também agendado um concerto, marcado para dia 15, enquanto Pedro Mexia, poeta, escritor, tradutor e consultor cultural do Presidente da República, é convidado para “falar do seu trabalho”. Este evento tem o apoio do Consulado-Geral de Portugal em Macau.

Entre os autores portugueses estarão também os escritores Henrique Raposo e Bruno Vieira do Amaral. José Manuel Rosendo, autor de dois livros e correspondente de guerra, que cobriu vários conflitos, nomeadamente no Médio Oriente vai “debater o tema dos refugiados, da migração e do terrorismo”.

O jornalista e escritor José Rodrigues dos Santos participa no Rota das Letras pela segunda vez, numa edição que também conta com João Nuno Azambuja, vencedor do Prémio Literário UCCLA — Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, e com o poeta António MR Martins.

O Rota das Letras conta ainda com os portugueses João Morgado e Raquel Ochoa, escritora que irá apresentar um livro sobre o arquiteto Manuel Vicente, com várias obras em Macau. A lista de convidados inclui ainda dois finalistas de 2016 do prémio Man Booker: Madeleine Thien e Graeme Macrae Burnet.

O programa da sexta edição do Rota das Letras, uma iniciativa do jornal Ponto Final, prevê ainda, além de palestras e concertos, uma peça de teatro e exposições individuais, incluindo de John Young (australiano natural de Hong Kong) e Wong Ka Long (Macau), inspiradas no poeta Camilo Pessanha.

A edição deste ano contempla uma novidade, ao incluir um programa de escritores em residência organizado em parceria com a Universidade de Macau. A escritora Grace Chia (Singapura) será a primeira autora a participar neste projeto de duas semanas.

Com Lusa