Japão: Manoel de Oliveira para Sempre – Exibição Comemorativa da Obra do Cineasta

Publicado em quinta-feira, 28 janeiro 2016 13:54

Foi inaugurada no dia 23 de janeiro de 2016 a exibição comemorativa da obra do mestre Manoel de Oliveira, intitulada “Manoel de Oliveira para Sempre“ organizada pelo Japan Community Cinema Center, com o apoio da Embaixada de Portugal em Tóquio, e do Camões, I.P. entre outras instituições. Na primeira sessão do filme “O Vale Abraão”, a sala esgotou.

No Japão, os filmes do realizador foram apresentados pela primeira vez em 1993. Com a atribuição do Prémio de Melhor Contribuição Artística no Festival Internacional de Cinema de Tóquio ao “Vale Abraão”, o público japonês passou a conhecer o génio português. Desde então, Manoel de Oliveira tornou-se num dos realizadores mais estimados pelo público japonês.

A exibição “Manoel de Oliveira para Sempre” será dividida em 2 partes: uma primeira parte que começou em 23 de janeiro de 2016, onde foram exibidas 9 obras mais antigas, desde “Aniki Bó-bó” (1942) até “A Caixa” (1994), estando ainda programada a apresentação da última curta-metragem do mestre, “O Velho do Restelo”.

Na 2ª Parte, em outubro, “Francisca” (1981) será projetado pela primeira vez no Japão, entre outras obras representativas realizadas a partir de 1990.