Moçambique: Concerto de homenagem a Zeca Afonso, com contributo de Mia Couto

Publicado em quarta-feira, 10 setembro 2014 19:52

Um concerto de homenagem ao músico português Zeca Afonso (1929-1987), intitulado “Zeca Afonso, Maior que o Pensamento”, realiza-se em Maputo nos dias 12 e 13 de setembro de 2014, produzido e concebido pelo Grupo TP50, em parceria com a Orquestra da Direção de Cultura da UEM e o músico João Afonso, com assessoria do escritor Mia Couto.

O espetáculo, que se realiza no Centro Cultural Universitário da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), e tem o apoio do Camões, IP, é acompanhado de imagens, teatro e dança. Em palco vão estar 60 artistas, entre elementos da banda e convidados.

José Afonso nasceu a 2 de agosto de 1929, em Aveiro. Durante a infância viveu em Angola, Moçambique e Portugal. Em 1963 foram editados os seus primeiros temas musicais de caráter vincadamente político, Os Vampiros e Menino do Bairro Negro

Realizou digressões pela Suíça, Alemanha e Suécia, integrado num grupo de fados e guitarras, na companhia de Adriano Correia de Oliveira, José Niza, Jorge Godinho, Durval Moreirinhas e ainda da fadista lisboeta Esmeralda Amoedo.

Em maio de 1964 José Afonso atuou na Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, onde se inspirou para fazer a canção Grândola, Vila Morena. A música viria a ser a senha do Movimento das Forças Armadas (MFA) no golpe de 25 de Abril de 1974, tornando-se um símbolo daquele período revolucionário.

Voltou a residir em Moçambique entre 1964 e 1967, na companhia da família, onde exerceu a profissão de professor. Após o 25 de abril acentuou a sua intervenção política, retomou as aulas e continuou a cantar, gravando o LP Coro dos Tribunais.

Diagnosticado em 1982 com esclerose lateral amiotrófica, os seus últimos espetáculos decorreram nos coliseus de Lisboa e do Porto, em 1983, numa fase já avançada da doença. Morreu a 23 de Fevereiro de 1987, em Setúbal.

Os bilhetes para o espetáculo “Zeca Afonso, Maior que o Pensamento” custam 250,00 meticais, existindo um desconto para estudantes universitários (100,00 meticais).

Informações sobre aquisição dos bilhetes: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

 Excertos dos ensaios: https://www.youtube.com/watch?feature=em-upload_owner&v=-Hpi4mAXr7c&app=desktop&noredirect=1

Informação sobre José Afonso: http://www.aja.pt/biografia/#sthash.0e6JCQbL.dpuf