Croácia: Valter Hugo Mãe promove edição de ‘A Máquina de Fazer Espanhóis’

Publicado em quarta-feira, 05 dezembro 2012 17:55

Valter Hugo Mãe está por estes dias na Croácia, onde o seu romance ‘A Máquina de Fazer Espanhóis’, que já está na 10ª edição em Portugal, vai ser publicado pela editora Vukovic & Runjic.

O escritor português esteve já em Zagreb e quinta e sexta-feira, 6 e 7 de dezembro, estará na Feira do Livro de Pula, que na sua 15ª edição é a mais importante da Croácia e um dos mais importantes acontecimentos literários deste país balcânico.

Valter Hugo Mãe, classificado pelo sítio da editora como o «tsunami literário português», estará na Feira de Pula, uma cidade na península da Ístria, no mar Adriático, para promover a edição croata do seu livro, que tem tradução de Tatjana Tarbuk e beneficiou dos apoios à edição de 2012 do Camões, IP.

O escritor, que estará até 9 de dezembro na Croácia, a convite do Centro de Língua Portuguesa do Camões IP, participou nesta visita em conferências na Universidade de Zagreb e na Universidade de Zadar, onde atualmente funcionam cursos de língua portuguesa.

Em Zagreb, Valter Hugo Mãe fez também a apresentação do romance para a comunicação social croata e para o público em geral.

A Máquina de Fazer Espanhóis foi este ano o vencedor da categoria de romance da 10ª edição do Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa e o seu autor o vencedor do Grande Prémio Portugal Telecom, um dos mais importantes da literatura escrita em português.

O romanceé o 4º volume de uma série composta por O Nosso Reino (2004), O Remorso de Baltazar Serapião (2006, vencedor do Prémio Saramago) e O Apocalipse dos Trabalhadores (2008).