A escritora e tradutora Margarida Vale de Gato é a vencedora da 10.ª edição do Prémio "Residência Literária em Berlim", uma iniciativa da Embaixada de Portugal em Berlim e do Camões – Centro Cultural Português em Berlim. A análise de candidaturas foi feita por um júri, constituído por representantes da Embaixada, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
Margarida Vale de Gato nasceu em 1973, em Vendas Novas. Escreve, traduz, ensina e investiga Estudos Norte-Americanos e Tradução Literária na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sendo Professora Associada e Investigadora no Centro de Estudos Anglísticos. Doutorou-se em 2008, com uma tese sobre a receção de Edgar Allan Poe na lírica moderna portuguesa.
Traduz, desde 1995, textos literários do francês e do inglês. Também o projeto apresentado à Residência Literária em Berlim, “Tocar a Quatro Mãos”, versa sobre escrita e tradução, desta vez envolvendo a língua alemã e a poeta-tradutora Odile Kennel, por sua vez responsável por um breve livro de Vale de Gato em edição alemã, Die nicht reklamierten Reste. Lyrisches Handbuch des Übersetzens (Os Restos Não Reclamados: Manual Lírico de Tradução), publicado em 2021 pela editora Hochroth.
Em 2017 e 2022, Margarida Vale de Gato fez parte da delegação de autores de língua portuguesa na Feira do Livro de Leipzig.
A Residência Literária em Berlim decorre durante o mês de outubro e integra um conjunto de iniciativas de divulgação da literatura de língua portuguesa na Alemanha.
Foto: © Dora Batalim