Conto “Letras Caídas”, de Maria Inês Cardoso, vence Concurso Lusófono da Trofa

Publicado em quarta-feira, 26 novembro 2014 12:09

O Conto “Letras Caídas” de Maria Inês Cardoso, de Proença-a-Nova, foi o grande vencedor da edição 2014 do Concurso Lusófono da Trofa - Prémio Matilde Rosa Araújo, distinção que tem o valor pecuniário de 1500 euros.

Os vencedores das várias categorias em destaque neste Concurso, que tem o apoio do Camões, I.P., foram divulgados a 19 de novembro de 2014, durante as comemorações do 16º aniversário de criação do Concelho, numa cerimónia realizada na Casa da Cultura da Trofa.

Além do Executivo Municipal e de alguns elementos do júri de pré-seleção do concurso, participaram também na cerimónia Jorge Velhote, com o estatuto de convidado especial, Ana Isabel Soares, do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Valter Hugo Mãe e Pedro Seromenho, os quatro escritores que integraram o júri final do certame.

Na edição de 2014 foram premiados os contos ”O Sapato do Saci” de Maria Betânia Alves dos Santos, do Brasil, “A Cadeira de Ti Laia” de Chissana Mosso Magalhães, de Cabo Verde e “A Viagem de Luna” de Teresa Helena Vieira Cordato de Noronha, de Moçambique, foram distinguidos com Menções Honrosas.

Já o Prémio Melhor Ilustração Original 2014, no valor de 500 euros, distinguiu o trabalho de Alexandra Maria Queirós de Brito, do Porto, enquanto o Prémio Lusofonia 2014, no valor de 400 euros, foi para o conto “Salticos e as cenouras” de Mafalda Luísa Leiria Bernardes da Silva, de Évora.

De salientar que a edição do Concurso Lusófono da Trofa - Prémio Matilde Rosa Araújo deste ano contou com um total de 283 participantes, oriundos dos diversos países de língua oficial portuguesa.

A encerrar a sessão, o Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Trofa, Renato Pinto Ribeiro, felicitou os premiados e lembrou importância desta iniciativa cultural, de âmbito internacional.

Nas suas palavras, “o simples facto de existir um Concurso desta natureza na Trofa, que começou em 2002 como concurso nacional e se estendeu depois, já em 2010, a todos os países de língua portuguesa, que já recebeu mais de 3300 contos a concurso, que já publicou vários livros, que já lançou inúmeros escritores de sucesso e que já encantou diferentes gerações de Trofenses e de Portugueses, revela como é crucial estimar e reconhecer a massa crítica e criativa não só do Concelho, mas de todos aqueles que se expressam em português”.