Maria João Lopo de Carvalho em programa de formação de professores nos EUA

Publicado em terça-feira, 08 outubro 2013 10:18

A escritora e formadora Maria João Lopo de Carvalho desloca-se aos EUA de 4 a 13 de outubro de 2013, a convite da Coordenação do Ensino Português (CEPE-EUA, do Camões IP), para dinamizar uma série de encontros e ações de formação na Costa Leste, destinadas a professores e alunos de Português Língua Estrangeira (PLE).

A formação incidirá sobre a Motivação para a Leitura e Escrita, a Utilização de Manuais de PLE (Salpicos 1,2,3 e 4, títulos de que Maria João Lopo de Carvalho é co-autora) e Níveis do QuaREPE, havendo espaço para práticas de escrita criativa para professores e alunos, dinamização de aulas “Aprender Português a brincar” e “Contar uma história” (literatura infantil em língua portuguesa).

Este vasto plano formativo concebido pelo CEPE-EUA visa, nomeadamente, promover a formação de professores de Português tendo em vista a melhoria das suas práticas pedagógicas, incentivar a troca de experiências entre os professores das diversas áreas consulares e dos diferentes Estados dos EUA e implementar os programas Camões IP, tendo em conta o QuaREPE (quadro de referência para o Ensino Português no estrangeiro).

A iniciativa, que tem o apoio dos Consulados das diversas áreas da Costa Leste dos EUA, levará a autora e formadora a efectuar um périplo por diversas escolas públicas norte-americanas, escolas comunitárias, clubes e associações portugueses. Entre os dias 4 e 8 de outubro Maria João Lopo de Carvalho estará em Boston, New Bedford e Providence, de 9 a 13 marcará presença em Newark e Nova Iorque.

Maria João Lopo de Carvalho licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Ingleses) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Mais tarde, em 1992, formou-se em “Teaching English as a Foreign Language”, em Canterbury, Reino Unido. É formadora acreditada pela Universidade do Minho para formação de Português Língua não materna, Língua segunda.

Do seu curriculum multifacetado, com incursões na área do ensino, da escrita, da formação, dos media e da publicidade, destaca-se uma bibliografia orientada especialmente para a infância e juventude, de que são exemplo a Coleção “5 Quinas”, constituída por 6 volumes (Book It , 2012) e a Coleção “Os 7 irmãos” (constante do Plano Nacional de Leitura, 2010).

Em 2000 lançou o romance “Virada do Avesso, e em 2011 publicou “Marquesa de Alorna”, romance histórico. Ambos os livros têm a chancela da Oficina do Livro.

No domínio dos manuais de aprendizagem, Maria João Lopo de Carvalho é co-autora da série “Salpicos”, 1ºmanual de português como língua não materna para crianças dos 7 aos 12 anos, título editado pelo Instituto Camões / Lídel em 2009, e também dos volumes “English is Fun 1,2 e 3”, manual de inglês para o 7º, 8º e 9º ano (Lidel, 2010/2013).