Uruguai: Bailarina portuguesa Mariana Tengner Barro atua em Montevideu

Publicado em terça-feira, 25 fevereiro 2014 18:29

A bailarina e coreógrafa portuguesa Mariana Tengner Barro e o norte-americano Mark Tompkins apresentam no Teatro Solís, em Montevideu, a 25 e 26 de fevereiro de 2014, a sua mais recente criação, “Power Ballad”, numa digressão que tem o apoio do Camões, IP.

Este espetáculo teve a sua estreia no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, em dezembro último. A atuação de Mariana Tengner Barro na capital uruguaia insere-se no âmbito do FIDCU - Festival Internacional de Dança Contemporânea de Uruguai, que decorrerá no próximo mês de maio.

“Power Ballad” é um dueto co-criado e interpretado por Mariana Tengner Barros e Mark Tompkins que retrata duas estrelas excêntricas e decadentes do showbiz, em confronto com oenvelhecimento e o vazio que se segue à fama, obcecadas com o retorno aos palcos.

Mariana Tengner Barros é uma jovem coreógrafa e bailarina portuguesa que viu recentemente o seu trabalho reconhecido no Festival ImpulsTanz- Vienna International Dance Festival, obtendo o Prix Jardin D´Europe 2013 - Audience Award.

Mark Tompkins, bailarino, coreógrafo e professor norte-americano a residir em França desde 1973, conta com uma longa trajetória na dança contemporânea, área em que se tem notabilizado.

Em Montevideu, após os espetáculos, os dois criadores orientarão também uma oficina de composição em tempo real, destinada a profissionais das artes performativas.

A restante equipa EIRA (estrutura artística que Mariana Tengner Barros integra) realizará também oficinas de “Desenho e Operação de Luz”, a cargo de Nuno Patinho, e de “Vídeo” por António MV, ambas abertas ao público em geral.

Esta apresentação reflete a importância de internacionalizar a dança contemporânea portuguesa e vem consolidar a presença da EIRA na América Latina. Para o próximo mês de maio estão previstas atuações no Brasil, Argentina e novamente Uruguai.

Os espetáculos de 25 e 26 de fevereiro no Teatro Solís são também apoiados pela Direção Geral das Artes e pela Embaixada de Portugal no Uruguai.