Cabo Verde: Melech Mechaya no Festival Sete Sóis Sete Luas na Praia

Publicado em quarta-feira, 07 novembro 2012 17:03

A banda portuguesa Melech Mechaya toca a 8 de novembro no auditório do Centro Cultural Português, na cidade da Praia, Cabo Verde, num concerto integrado na 20ª edição do Festival Sete Sóis Sete Luas, graças a uma parceria estabelecida em 2004 entre aquele festival e o Camões IP.

No mesmo dia, no quadro do festival, mas agora no município do Tarrafal, também em Cabo Verde, tocará o grupo português Mood’s Band, de Ponte de Sor e haverá teatro de rua pelo grupo basco Deabru Beltzak.

No âmbito da programação do festival, o Melech Mechaya toca ainda no sábado no Tarrafal e no domingo na Praça do Calhau da Cidade Velha, locais onde também estará em concerto no domingo o grupo brasileiro do Ceará Culé de Xá. O município Tarrafal verá também no sábado os bascos do Deabru Beltzak.

O Melech Mechaya é um grupo português de música Klezmer - um género de música judaica - sediado em Lisboa e Almada, «geralmente considerado como a primeira e mais proeminente banda do género em Portugal», refere uma nota de imprensa do CCP/Camões IP da Praia.

Atingiram «alguma notoriedade devido aos seus festivos concertos e contagiante sonoridade Klezmer, inspirada ainda pelas músicas cigana, árabe e balcânica, bem como pelo Fado e o Tango». As suas atuações ao vivo são muito interativas, e Rodrigo Nogueira, da revista Time Out, referiu-se a ela como «uma banda incrível ao vivo, virada a sério para a festa».

Tem marcado presença em diversos concertos e festivais em Portugal, Espanha, França, Canadá, para além da colaboração que manteve com nomes como Dulce Pontes e Quinta do Bill.

Os Melech Mechaya andaram em digressão quase ininterrupta desde 2007 e tocaram em mais de 120 concertos em Portugal, Espanha e Croácia.

Os seus espetáculos, que João Bonifácio do Público classificou de «pura e simplesmente eletrizantes», fizeram parte de importantes festivais de músicas do mundo, tais como ‘CCB Fora de Si’ em Lisboa, 'Festival De Músicas Do Mundo’ em Sines, 'Spancirfest' na Croácia ou 'Evoluciona Musica' em Espanha, e fizeram ainda a primeira parte do concerto de 'Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra' no Coliseu de Lisboa em 2010.

Este ano, pela primeira vez, em África, vão atuar no Festival Sete Sóis Sete Luas, num total de 6 concertos em 4 ilhas diferentes: Nova Sintra (ilha da Brava), São Filipe (ilha do Fogo), Praia (Santiago), Ribeira Grande (Santo Antão), Tarrafal e Cidade Velha (ambas em Santiago).

O concerto, com entrada livre (reserva dos lugares através do telefone 2623030 de Cabo Verde), tem inicio às 21:30 de quinta-feira, 08 de Novembro.