Espanha: Memorando de Entendimento entre Portugal e a Junta de Extremadura para consolidar o ensino do português

Publicado em quarta-feira, 16 maio 2018 12:01

Portugal e a Junta de Extremadura assinaram no dia 15 de maio de 2018, em Mérida, um Memorando de Entendimento para a consolidação do português como segunda língua estrangeira no sistema educativo não universitário da Comunidade Autónoma da Extremadura e o desenvolvimento de iniciativas transfronteiriças em matéria de formação, ensino, aprendizagem e promoção das línguas e das culturas portuguesa e espanhola no âmbito não universitário nesta Comunidade Autónoma.

A assinatura do novo Memorando foi feita entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Junta de Extremadura, substituindo o Memorando assinado em 2009, com o objetivo de reforçar a consolidação da língua portuguesa como língua estrangeira e contribuir para o enriquecimento cultural de todos os que beneficiam da sua aprendizagem.

O Memorando visa contribuir para a crescente aproximação entre Portugal e a Comunidade da Extremadura, mediante a promoção de intercâmbios educativos e culturais no âmbito de programas europeus ou iniciativas transfronteiriças e a realização de ações formativas que promovam a qualidade do ensino ministrado e a troca e difusão de boas práticas e experiências na área do ensino não universitário.

Reconhece, também, a importância crescente da língua portuguesa como língua oficial e de trabalho nas organizações internacionais, bem como o seu valor.

Com este novo passo reforçamos a presença do ensino do português como língua estrangeira na Comunidade Autónoma da Extremadura, definindo a sua aprendizagem como elemento central do currículo escolar extremenho.

O português como língua estrangeira é atualmente ensinado na Extremadura em 96 centros educativos, dos quais 5 são secções bilingues em português, a aproximadamente 15.000 alunos do Ensino Básico e Secundário e a 1.674 nas 9 Escolas Oficiais de Idiomas existentes na Comunidade Autónoma, segundo dados facultados pela Consejería de Educação e Emprego da Junta de Extremadura.

A assinatura do Memorando de Entendimento foi feita na presença do Presidente da Junta de Extremadura, Guillermo Fernández Vara, sendo signatários o Embaixador de Portugal em Madrid, Francisco Ribeiro de Menezes, em representação do Presidente do Camões, I.P, e a Conselheira de Educação e Emprego, María Esther Gutiérrez Morán, em nome da Junta.