Estudo sobre o mercado das multilaterais nos PALOP

Publicado em segunda-feira, 14 março 2016 14:11

Vai ser apresentado no dia 16 de março de 2016, às 10h00, no Centro de Congressos de Lisboa, um estudo que visa sistematizar o quadro de oportunidades (regras e procedimentos) disponibilizado pela União Europeia e pelo sistema das Nações Unidas nos PALOP. Este trabalho pretende contribuir para que um número crescente de PMEs nacionais possa aceder às oportunidades proporcionadas por estas instituições.

O mercado das multilaterais mantém-se inacessível à generalidade dos operadores nacionais. O desconhecimento de regras e de procedimentos, a dificuldade de acesso às oportunidades que este mercado oferece persistem como enormes barreiras à entrada da indústria do desenvolvimento.

A União Europeia aprovou recentemente os Documentos de Estratégia e os Programas Indicativos Nacionais para os cinco PALOP e o Banco Mundial continua a ser um financiador de referência no espaço lusófono. O Ministério da Economia considera o aumento da participação de empresas portuguesas em concursos com financiamento multilateral um desígnio estratégico.

Programa e Inscrições