Guiné-Bissau: Mês da Criança

Publicado em segunda-feira, 12 junho 2017 18:15

O Camões, I.P. com a Fundação Fé e Cooperação (FEC) e outros parceiros de desenvolvimento (União Europeia, Câmara Municipal de Bissau, Handicap Internacional, Cáritas), celebram na Guiné-Bissau o “Mês da Criança.”

O programa compreende atividades como a “Oficina de Ética”, destinada a crianças e adolescentes (13 aos 16 anos), uma feira do livro infanto-juvenil, jornadas sobre educação e apresentação de um Relatório sobre a Situação da Criança na Guiné-Bissau (FEC).

Na conferência de imprensa de abertura do “Mês da Criança”, os Serviços de Cooperação do Camões, I.P. em Bissau lembraram que o reconhecimento de direitos às crianças é um ponto de partida para realizá-los, mas que essa realização depende do aprofundamento de cuidados em cada um; e que há outro direito, o direito à liberdade, que não pode ser limitado, seja por tradições, costumes ou fé, para que o desenvolvimento integral da criança seja possível.

Coincide também com o início de uma campanha nacional sobre 5 direitos básicos das crianças na Guiné-Bissau (família, registo civil, educação, saúde e alimentação equilibrada), no âmbito do projeto “Bambaram di Mininu”, implementado pela FEC, cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões, I.P.