Mês da Criança (junho 2018): “Os direitos das crianças na Guiné-Bissau”

Publicado em terça-feira, 05 junho 2018 07:56

Pelo quarto ano consecutivo, o Mês da Criança será assinalado na Guiné-Bissau por uma série de atividades comemorativas de um mês dedicado à criança.

Em junho de 2018, as atividades  comemorativas  contam com o apoio e financiamento do Camões, I.P. e da União Europeia no âmbito dos projetos “Bambaran di mininu fase II”, a cargo da Cáritas Guiné-Bissau, e "Cultura i no balur" da  FEC com a colaboração da Faculdade de Ciências de Educação da Universidade Católica da Guiné-Bissau e Associação de Escritores da Guiné-Bissau (AEGUI).

Durante este mês, a FEC, Humanité & Inclusion e seus parceiros, ente outros, AEGUI, Afetos com Letras, Câmara Municipal de Bissau, AIFO, Cáritas, ENGIM, Grupo de artesãos da Guiné-Bissau, Grupo do Teatro do Oprimido, Instituto da Mulher e Criança, Rede Ajuda, Universidade Católica, Universidade de Lisboa, propõem atividades para crianças bem como iniciativas para diferentes públicos que levarão mensagens sobre a proteção da criança.

De entre as várias atividades, destacam-se as seguintes:

  • Dia 1 de junho de 2018, pelas 10h00, abertura do Mês da Criança na Casa dos Direitos, em Bissau, e Feira do Livro na Universidade Católica da Guiné-Bissau, em Bôr.
  • Dia 1 de junho (17h00) em Gabu, 'Campeão' - Atelier de desporto inclusivo: Torbol, voleibol sentado e basquetebol em cadeira de rodas.
  • Entre 1 e 11 de junho na Radiodifusão Nacional, Emissão da canção ‘Viva a Diversidade’ - Mininu Mandinte (Eneida Marta e Zé Manel) - Sensibilização acerca da estigmatização e da violência contra as crianças com deficiência.
  • Dia 11 de junho, na Escola do Alto Bandim, pelas 10h00, entrega de Kits Pedagógicos de Jogos Adaptados.
  • Dia 15 e 16 de junho, na Praça di Pindjiguiti, entre 10h00 e 19h00, Feira de Artesanato dedicada às crianças. No encerramento, apresentação de uma peça de teatro pelo Grupo de Teatro do Oprimido de Bissau.
  • Dia 28 de junho, na Casa dos Direitos, às 10h00, apresentação do estudo de caso "Mininus di Kriason".