Moçambique: Mesa Redonda - "Benefícios e entraves de nos lermos uns aos outros: a circulação da literatura na CPLP"

Publicado em segunda-feira, 03 outubro 2016 08:57

No âmbito da Feira do Livro de Maputo, realiza-se no dia 8 de outubro de 2016, às 16h00, no Jardim Tunduro, uma mesa redonda subordinada ao tema "Benefícios e entraves de nos lermos uns aos outros: a circulação da literatura na CPLP". Esta é uma iniciativa promovida pelo Camões " Centro Cultural Português em Maputo e pelo Centro Cultural Brasil-Moçambique.

Participam nesta conversa sobre livros e literatura três escritores do espaço da CPLP. São eles David Machado, escritor português, vencedor do prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Jornal Expresso, do prémio da Sociedade Portuguesa de Autores/RTP na categoria de melhor livro Infanto-Juvenil e do prémio para a Literatura da União Europeia. Alguns dos seus livros encontram-se inseridos no Plano Nacional de Leitura português. Sérgio Rodrigues, jornalista, escritor e crítico literário brasileiro, vencedor do prémio Portugal Telecom da Literatura e do prémio da Cultura do Estado do Rio de Janeiro na categoria de Literatura, é autor de romances e coletâneas de contos.

A estes dois escritores junta-se Ungulani Ba Ka Khosa, vencedor do Prémio José Craveirinha, um dos fundadores da revista Charrua da Associação de Escritores Moçambicanos e um dos mais conceituados escritores em Moçambique. A mesa-redonda será moderada pelo escritor e jornalista moçambicano Eduardo Quive.

A Feira do Livro, promovida e organizada pelo Conselho Municipal de Maputo, pretende promover a leitura e o diálogo entre escritores e leitores, democratizar o acesso ao livro e incentivar o gosto pela leitura, como fonte do conhecimento, prazer e cidadania. Pretende ainda debater a literatura moçambicana e internacional e criar oportunidades para os novos escritores moçambicanos, estimulando a autoria, a criação literária, a leitura, a escrita e a expressão oral.

O Camões " Centro Cultural Português e o Centro Cultural Brasil-Moçambique terão um stand próprio instalado durante o período da Feira do Livro, no Jardim Tunduro, em Maputo.