México: Semana de Cultura Portuguesa em Morelia

Publicado em segunda-feira, 31 outubro 2022 12:42

A Semana de Cultura Portuguesa decorre de 3 de novembro a 10 de novembro de 2022, em Morelia, no México.

O primeiro evento da agenda é a inauguração oficial do Camões - Centro de Língua Portuguesa (CLP) em Morelia, na Universidad Latina de América (UNLA), cerimónia que decorrerá às 12h30 e que contará com a presença da Secretária da Cultura do estado de Michoacán, Gabriela Molina, do Reitor da UNLA, Jesus Vivanco Rodrigues, e da Coordenadora do CLP em Morelia, Maria Helena Caseiro. O Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., João Ribeiro de Almeida, marcará também presença na inauguração através de uma mensagem de vídeo. O CLP em Morelia foi estabelecido por via de um convénio entre a UNLA e o Camões I.P. durante a pandemia, assinado pelo atual reitor, que se considera um grande lusófilo.

Também no dia 3 de novembro, mas na Casa de la Cultura de Morelia, vai estar patente uma exposição sobre José Saramago que, a partir de 5 de novembro, passará para as instalações da UNLA. A exposição foi organizada no quadro da parceria entre o Camões I.P e a Fundação José Saramago e tem como intuito dar a conhecer mais sobre a vida e obra do escritor que ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 1998, e que em 2022 completaria 100 anos de vida. A exposição poderá ser visitada a partir das 19h00.     

Mais tarde, pelas 20h00, e ainda na Casa da Cultura, terá início um cocktail com autoridades locais, o corpo diretivo da UNLA e amigos de Portugal, no qual serão servidos vinhos e petiscos portugueses, seguido de um concerto de fado.

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro decorrerá o 4.º Ciclo de Cinema Lusófono nas salas do Cinépolis. Os filmes em exibição serão "O Grande Kilapy" (Angola – Brasil – Portugal), de Zezé Gamboa, "O ano da morte de Ricardo Reis" (Portugal), de João Botelho, e "Snu "(Portugal), de Patrícia Sequeira. A entrada é gratuita e aberta ao público, devendo os bilhetes ser levantados no Camões - Centro de Língua Portuguesa em Morélia.

Todos os eventos da Semana de Cultura Portuguesa de Morelia contam o apoio do Camões, I.P.

33525 2