Moçambique: Mia Couto falou sobre ‘a Literatura e o Humor’

Publicado em quinta-feira, 11 outubro 2012 16:26

«O escritor é um ouvidor» e «o riso é um lugar» foram algumas das frases proferidas por Mia Couto na abertura a 8 de outubro do XXIV Curso de Literaturas em Língua Portuguesa, na palestra intitulada ‘O papel do humor na Literatura’ que se realizou no Centro Cultural Português/Camões IP em Maputo.

Perante uma sala completamente cheia, muitos foram os que não quiseram perder a oportunidade de ouvir falar Mia Couto sobre o tema do Humor.

Por entre sorrisos e muita cumplicidade, Mia Couto analisou e fez refletir sobre a importância do humor, da leitura e da escrita nas sociedades contemporâneas.

«O importante não é o grito, mas o sussurro ou, melhor dizendo, mais eficiente que a gargalhada é o sorriso», declarou o autor de Terra Sonâmbula.

Na edição deste ano do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa, com o tema ‘Literatura e Humor’, também participam o escritor português Rui Zink, os professores universitários Teresa Manjate e Francisco Noa, o humorista Gilberto Mendes e os cartoonistas Zimba e Neivaldo.

O curso, que decorre até 12 de outubro, é organizado pelo Centro Cultural Português/Camões IP e pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, numa parceria com as Páginas Amarelas-Listas Telefónicas de Moçambique.

O programa, coordenado pelo leitorado de Língua e Cultura Portuguesa do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e pela Secção de Literatura da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, inclui quatro palestras e uma mesa redonda, destinadas a refletir sobre o papel do Humor na escrita literária.

O programa deste ano ofereceu ainda nas instalações do Camões, IP um curso dedicado à Escrita Criativa, especialmente direcionado para professores de português e literatura, jovens escritores e jornalistas culturais, denominado ‘Escrever de Dentro, Escrever para Fora’, o qual funcionou como ação de formação e foi orientado por Rui Zink, responsável pela introdução destes cursos em Portugal.