Miguel Cardoso vencedor de Bolsa de Residência Literária em Berlim

Publicado em quinta-feira, 01 agosto 2019 15:35

Miguel Cardoso é o autor selecionado para a Bolsa de Residência Literária em Berlim, seguindo-se assim a Patrícia Portela, Rui Cardoso Martins e Isabela Figueiredo. Durante a sua residência, em outubro de 2019, estão programadas várias leituras públicas, uma das quais por ocasião da sua participação na Feira do Livro de Frankfurt.

Em Berlim, estará a trabalhar num projeto que terá a cidade como um acervo vivo, quotidiano a partir do qual constituirá a matéria literária. O projeto explora os pontos de contacto entre o literário (ou o lírico) e o documental.

Miguel Cardoso ensina, traduz e escreve em Lisboa, onde nasceu em 1976. Passou alguns anos em Londres, tendo regressado a Portugal. É membro do coletivo Unipop e colaborador na revista Imprópria. Tem poemas, ensaios e outros textos publicados em diversas antologias e periódicos. Traduziu recentemente Letters against the firmament, do poeta inglês Sean Bonney (Douda Correria, 2016) e publicou seis livros de poesia: Que se diga que vi como a faca corta (Mariposa Azual, 2010), Pleno Emprego (Douda Correria, 2013), Os engenhos necessários (&etc, 2014), Fruta Feia (Douda Correria, 2014), À barbárie seguem-se os estendais (&etc, 2015),Víveres (Tinta-da-China, 2016) e Mais de mil anos (Tinta-da-China, 2017).

Em 2017, Miguel Cardoso integrou o programa literário da Feira do Livro de Leipzig, onde foi apresentada uma seleção de poemas de Víveres - numa tradução de Odile Kennel -, obra que será publicada no Brasil este ano na coleção Poesia Portuguesa Hoje, pelas edições Macondo, juntamente com obras de Manuel de Freitas, Tatiana Faia, Mariano Alejandro Ribeiro e Cláudia R. Sampaio.

Iniciada em 2016, a Bolsa de Residência Literária em Berlim enquadra-se no programa de divulgação internacional estruturado pela Embaixada de Portugal e pelo Camões - Centro Cultural Português em Berlim, na área do Livro, no âmbito do plano anual de ação cultural externa, coordenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Cultura.

 

Foto: Miguel Cardoso na Feira do Livro de Leipzig, com a tradutora Odile Kennel, as poetas Margarida Vale de Gato e Raquel Nobre Guerra e Christiane Lange, subdiretora da Haus für Poesie (Casa da Poesia).