Bélgica: Obra de Miguel Gomes em retrospetiva no Cinema Nova

Publicado em sexta-feira, 25 janeiro 2013 13:47

A versão original do filme “Tabu”, filmada a preto e branco em formato 35mm e 16mm, está em exibição no Cinema Nova, em Bruxelas, até 24 de fevereiro de 2013. Esta projeção acontece no âmbito de uma retrospetiva da obra de Miguel Gomes, apoiada pelo Camões, IP, durante a qual serão apresentadas outras longas e curtas-metragens do realizador português.

Miguel Gomes esteve presente em duas sessões desta iniciativa. Assistiu à estreia de “Tabu”, quinta-feira, dia 10 de janeiro e marcou presença no dia seguinte, quando a projeção do filme “A Cara que Mereces” (2004) deu início a retrospetiva em torno da sua obra. À exibição do filme seguiram-se os habituais encontros com o público.

A música teve um papel de destaque no momento da abertura graças a um concerto de Mariana Ricardo, que tocou em trio com Bruno Duarte e Nuno Pessoa. Para além de ter composto a música dos filmes de Miguel Gomes, Mariana Ricardo é a coautora do argumento de “Aquele querido mês de Agosto” (2008) e de “Tabu” (2012). Também Norberto Lobo, músico que tem participado como ator em alguns filmes de Miguel Gomes, deu um concerto no Cinema Nova, a 18 de janeiro.

A cerimónia de encerramento desta retrospetiva acontece a 23 de fevereiro, depois da projeção do filme “Aquele querido mês de Agosto”, com um baile onde não vão faltar valsas, tangos, merengues ou milongas.