Uruguai: Miguel Pereira no Festival Internacional de Dança Contemporânea

Publicado em terça-feira, 03 maio 2016 10:30

O coreógrafo e bailarino Miguel Pereira apresentará, com o apoio do Camões, I.P., e da Embaixada de Portugal em Montevideu, “Miguel meets Karima” no Festival Internacional de Dança Contemporânea do Uruguai (FIDCU), que decorrerá na capital uruguaia, de 4 a 11 de maio de 2016, em vários espaços culturais da cidade.

“Miguel meets Karima” consiste numa performance que resulta de projeto de colaboração que Miguel Pereira desenvolveu com Karima Mansour, coreógrafa e balarina egípcia, entre 2004 e 2006, que deu origem à apresentação de dois solos no Festival Alkantara de 2006. “Miguel meets Karima”, que conta uma história nunca materializada entre os dois artistas, será apresentado ao público uruguaio a 8 de maio, às 20h00, na sala Zavala Muníz, do Teatro Solís.

Miguel Pereira dinamizará ainda uma workshop intitulada “Dança como Representação”, de 9 a 11 de maio, entre as 14h00 e as 17h00, no espaço cultural Casarrodante.

O FIDCU é um dos maiores festivais de dança contemporânea da região e tem contado com o apoio do Camões, I.P., desde a sua primeira edição. Para além das exibições, o FIDCU promove espaços de intercâmbio e de formação de artistas, bem como residências. Portugal, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, e da DgArtes, tem colaborado ativamente com a organização, não apenas durante os dias do Festival, mas também durante todo o ano, com apresentação de várias propostas de formação. Francisco Camacho, Rafael Alvarez, Mariana Tengner Barros, Dinis Machado, Pedro Prazeres e Rui Silveira são alguns dos nomes que têm colaborado com o FIDCU e com o programa de extensão de formação de bailarinos.