Missão de monitorização à Guiné-Bissau no âmbito de projetos apoiados pelo Camões, I.P.

Publicado em terça-feira, 27 março 2018 17:30

Entre 15 e 24 de março de 2018, uma equipa do Camões, I.P. deslocou-se à Guiné-Bissau para monitorizar alguns dos seus principais programas e projetos.

Neste âmbito, a equipa do Instituto reuniu as suas unidades de implementação de projeto com as autoridades guineenses, instituições parceiras, como a UE, o Banco Mundial ou a UNICEF, bem como com entidades de implementação como o Instituto Marquês Valle Flor, e as ONGD VIDA e FEC.

Estes encontros revelaram-se muito úteis na concretização daquilo que são os compromissos subscritos pela Cooperação Portuguesa quanto à eficácia da ajuda, designadamente a apropriação, o alinhamento e a harmonização da ajuda pública ao desenvolvimento entre países parceiros e doadores.

O trabalho desenvolvido ao longo desta semana serviu para discutir os desafios, mas também soluções concretas para setores estruturantes como a Saúde, a Educação ou o Desenvolvimento Rural, em torno de projetos da Cooperação Portuguesa, como o Programa de Apoio à Prestação de Cuidados Materno-Infantis (PIMI II), o Programa de Apoio à Reforma do Sistema Educativo (PARSE) ou o Projeto de Ações Comunitárias Territoriais Integradas de Valorização Agrícola, integradas num Programa da UE.

A equipa do Camões, I.P. participou ainda no Congresso de Horticultura da Guiné-Bissau e no Seminário Internacional de Educação, apoiados pelo Camões, I.P., eventos muito participados por entidades guineenses e parceiros da cooperação presentes naquele país parceiro.