Guiné-Bissau: Missão P&D Factor

Publicado em quarta-feira, 18 julho 2018 15:58

Decorreu, entre os dias 26 de junho e 7 de julho de 2018, a Missão da ONGD portuguesa P&D Factor à Guiné-Bissau, no âmbito do Projeto de Capacitação para a Igualdade, fim da Mutilação Genital Feminina e dos Casamentos Infantis, Promoção da Educação, Saúde e Direitos.

Esta Missão contou com a presença de dois Deputados da Assembleia da República Portuguesa, Catarina Marcelino e Rui Riso, e a Embaixadora da Boa Vontade do FNUAP, Catarina Furtado.

Visitaram-se alguns dos bairros que beneficiaram da intervenção do projeto, onde se percebeu o impacto da formação e sensibilização desenvolvidas.

O momento alto da missão foi a realização da Conferência “Meninas e Mulheres – Educação, Saúde, Igualdade e Direitos – sem deixar ninguém para trás”. Foi uma sessão emotiva, que teve lugar na Assembleia Nacional Popular, contando, entre outros, com os seguintes oradores: a Presidente da Rede de Mulheres Parlamentares, Suzi Barbosa, a Presidente do Comité Nacional para o Abandona das Práticas Nefastas, Fatumata Djau Baldé, a Presidente da P&D Factor, Graça Campinos Poças, os deputados Catarina Marcelino e Rui Riso e Catarina Furtado. Esta Conferência culminou com a assinatura da Declaração Pública de Compromisso de Abandono da Prática de Mutilação Genital Feminina, por parte dos dez bairros de Bissau abrangidos pelo projeto.