Moçambique: 1.ª Conferência Nacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas

Publicado em sexta-feira, 09 abril 2021 11:00

No dia 9 de abril de 2021, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., participou, por videoconferência, na 1.ª Conferência Nacional das Pequenas e Médias Empresas, organizada pelo Ministério da Indústria e Comércio em parceria com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique e a Associação das Pequenas e Médias Empresas.

A participação do Camões, I.P. teve como objetivo promover, divulgar e apresentar o FECOP – Fundo Empresarial da Cooperação Portuguesa, um instrumento dedicado da Cooperação Portuguesa para apoio às micro, pequenas e médias empresas em Moçambique.

Em parceria com as instituições de crédito locais (BCI, Millennium BIM e Moza Banco), o FECOP permite, através da mitigação de risco com recurso a garantias bancárias, aliviar a onerosidade das operações de investimento e de tesouraria, concedendo condições mais favoráveis em termos das taxas de juro, maturidades e períodos de carência, quer para operações de investimento quer para operações de tesouraria.

A disponibilização deste instrumento, traduz a importância que, internacionalmente, se reconhece à importância do sector privado na promoção do desenvolvimento e na concretização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, pelo papel que desempenha na criação de riqueza, manutenção e criação de emprego e na promoção de estabilidade e paz social.

Poderá ser consultada aqui mais informação.

fecop