Moçambique: 10.ªs Jornadas da Língua Portuguesa

Publicado em segunda-feira, 24 setembro 2018 12:19

Inscrições/Chamadas de Trabalhos para até 15 de fevereiro de 2019

As Jornadas da Língua Portuguesa são um evento de natureza científica, organizado pela rede do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua em Moçambique, em parceria com a Universidade Pedagógica e a Universidade Eduardo Mondlane. Desde 2005 que as Jornadas da Língua Portuguesa se têm vindo a afirmar, no panorama académico moçambicano, como um espaço de divulgação do conhecimento produzido nas áreas da linguística, da didática e das literaturas em língua portuguesa. 

 

Num momento em que estudos realizados em diversos contextos culturais e sociais alertam para a relação entre a competência leitora e o desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas, pretende-se que as 10.as Jornadas da Língua Portuguesa proporcionem uma oportunidade de reflexão sobre as relações que se estabelecem entre literatura, leitura e prática docente no processo de ensino e aprendizagem do português. Se a leitura e a formação de leitores se apresentam como um desafio cada vez mais complexo para alunos e professores e as dificuldades em ler e comunicar de forma eficaz são uma realidade em muitos contextos académicos e profissionais, espera-se que a pesquisa, nesta área, possa contribuir com novos conhecimentos, métodos e práticas para um ensino mais eficiente da língua portuguesa.               

Pensar a língua portuguesa e o seu ensino em Moçambique e no mundo, num contexto em que a sala de aula é cada vez mais um espaço multilingue e multicultural povoado por diferentes conhecimentos tecnológicos e onde o papel da literatura e da leitura é frequentemente questionado, constitui o grande desafio proposto aos investigadores que em maio de 2019 participarão nas 10.as Jornadas da Língua Portuguesa.

Este encontro académico tem como objetivo geral desenvolver uma cultura de investigação em torno do ensino e da aprendizagem da língua portuguesa que desenvolva habilidades de leitura e escrita nos estudantes, promovendo o gosto pela leitura e a capacidade de fazer uma leitura crítica de um texto literário.

Constituem objetivos específicos destas Jornadas: (i) promover a investigação sobre as áreas do ensino da língua e das literaturas em língua portuguesa; (ii) divulgar boas práticas de ensino da língua, da linguística e das literaturas em língua portuguesa, com resultados concretos no desenvolvimento das habilidades de leitura, de análise literária e na formação de leitores; (iii) apresentar novos contributos para a formação de professores, inicial e contínua, nomeadamente ao nível dos modos de atuação e de novas estratégias de ensino-aprendizagem; e (iv) promover práticas pedagógicas que valorizem o plurilinguismo, o ensino bilingue, a aprendizagem cooperativa, a valorização do Outro e da sua cultura, analisando a permeabilidade do ensino da língua portuguesa às abordagens plurais que configuram as atuais tendências em Didática de Línguas.

Assim, e de forma a acedermos aos percursos de construção de conhecimento, desenvolvidos ou em curso, nas áreas assinaladas, desafiam-se os professores, investigadores, gestores educacionais, especialistas e formadores que investigam e ensinam a língua portuguesa e as literaturas em língua portuguesa a contribuir para esta partilha.

As propostas para apresentação dos resumos das comunicações deverão ser submetidas até 15 de fevereiro de 2019 para o seguinte endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.