Moçambique: 100 jovens deslocados de Cabo Delgado frequentam o Instituto Politécnico Mártir Cipriano, com o apoio do +EMPREGO

Publicado em quinta-feira, 07 julho 2022 15:46

Com o apoio do projeto +EMPREGO, o Instituto Politécnico Mártir Cipriano em Nampula, Moçambique, acolheu em 2022, 100 jovens deslocados, os quais beneficiam de três anos de formação nas áreas de laboratório, secretariado, aquacultura, náutica, contabilidade, hotelaria e agropecuária, permitindo obter uma qualificação profissional de nível 5.  

Os jovens, dos quais 56 são mulheres, auferem uma bolsa de formação e residem no Instituto. Esta formação dará a estes jovens deslocados uma elevada possibilidade de conseguirem um emprego e uma vida digna.

Mais de 44 mil pessoas foram deslocadas pela recente violência no norte de Moçambique, dos quais 75% são mulheres, crianças e jovens, as quais enfrentam situações de insegurança alimentar e mesmo fome severa, nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula.

O +EMPREGO é um projeto de cooperação delegada que conta com o apoio financeiro da União Europeia e com o cofinanciamento e gestão do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Tem como grupo-alvo prioritário 1200 jovens moçambicanos dos 15 aos 25 anos, formandos e diplomados da educação profissional, 25% dos quais mulheres. Prevê-se que, pelo menos, 50% dos beneficiários finais deva estar empregado ou ter criado o seu próprio emprego, no final do projeto.

33329 l1