Moçambique: 13.º KUGOMA - Fórum de Cinema Moçambique

Publicado em segunda-feira, 29 agosto 2022 13:02

De 29 de agosto a 3 de setembro de 2022, tem lugar a 13.ª edição do KUGOMA - Fórum de Cinema Moçambique, em Maputo, organizado pela Associação Amigos do Museu do Cinema em Moçambique (AAMCM), com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Maputo. As sessões presenciais terão lugar no Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), no terraço do Cine-Teatro Scala, na Fundação Fernando Leite Couto (FFLC), na Museu Mafalala e na Escola de Comunicação e Artes (ECA).

Em parceria com o Festival Internacional de curta-metragem Clermont-Ferrand, em França, o KUGOMA Escolas regressa, com uma programação para jovens, nas manhãs de 29, 30 e 31 de agosto, no CCFM, com o apoio do Conselho Municipal de Maputo. Nas tardes dos dias 30 e 31 de agosto, também no CCFMdecorrem, na programação paralela, as Masterclasses e apresentações de Estudos sobre o setor, com a possibilidade de participação presencial ou via Zoom.

Na ECA serão apresentados dois filmes sobre teatro, com atores nacionais, realizados por pesquisadoras brasileiras em Moçambique. A sessão de abertura oficial tem lugar no dia 1 de setembro de 2022, às 19h00, na Sala Grande do CCFM, seguida de cocktail. Apresentado em estreia nacional, Nayola, do realizador português José Miguel Ribeiro, é o filme que abre oficialmente o KUGOMA 2022. Trata-se de uma adaptação do texto dramático “A caixa preta”, de Mia Couto e José Eduardo Agualusa, com repetição no dia 2 de setembro, na FFLC, com a presença destes autores e do produtor executivo, Jorge António, de Angola.

O habitual cineconcerto tem lugar no dia 2 de setembro de 2022, às 21h00, no CCFM, com repetição no dia 3 de setembro, no Museu Mafalala, com uma homenagem ao filme documentário Nanook of the North, de Robert Flaherty, que completa 100 anos do seu lançamento. A banda sonora original, composta por Matchume Zango e Thobile, será interpretada ao vivo.

A programação geral inclui mais de três dezenas de filmes de Portugal, Nigéria, África do Sul, Gana e Brasil, com especial destaque para o programa de Moçambique, Angola e Cabo Verde, e para a atribuição dos Prémios Novos Autores Moçambique e Prémios Novos Autores PALOP, atribuídos no último dia do festival, dia 3 de setembro, no CCFM. A encerrar o evento, decorrerá uma festa com DJ, no Museu Mafalala.

Todas as sessões KUGOMA 2022 têm entrada livre.

A programação completa pode ser consultada na página oficial do KUGOMA e nas redes sociais do festival e dos parceiros.