Moçambique: 15º Ciclo de Cinema Europeu – extensão à Beira

Publicado em quinta-feira, 16 junho 2016 16:13

A Beira acolhe o 15º Ciclo de Cinema Europeu, de 15 a 30 de junho de 2016, no Centro Cultural Português/Camões, I.P. - Polo da Beira, no Auditório Municipal NovoCine e no CUCA – Centro Universitário de Cultura e Artes.

é um evento anual que pretende trazer o melhor do cinema europeu contemporâneo a Moçambique. Nesta extensão à Beira da 15.ª edição, depois de Maputo, em maio, são apresentados 18 filmes produzidos nos últimos anos, muitos dos quais foram premiados e são exibidos, no âmbito deste ciclo de cinema, pela primeira vez em Moçambique.

A grande novidade desta edição, na cidade da Beira, são as sessões específicas para públicos escolares, a decorrer de 2ª a 6ªf, às 15h00. Para o efeito foram contactadas todas as escolas secundárias da cidade da Beira e da Manga, devendo os professores interessados inscrever previamente as suas turmas.

A cerimónia de abertura teve lugar no Centro Cultural Português/Camões, I.P. - Polo na Beira, no dia 15 de junho, às 18h00, com a exibição do filme A Juventude (2015), de Paolo Sorrentino, filme representante da Delegação da União Europeia em Moçambique.

A organização desta edição do Ciclo de Cinema Europeu foi coordenada pela Delegação da União Europeia em Moçambique, em colaboração com várias Embaixadas e Institutos Culturais de países da União Europeia e da Comissão Europeia. 

São várias as instituições que contribuem, de forma decisiva, para que esta iniciativa se realize na Beira: o Centro Cultural Português/Camões, I.P. – Polo na Beira, responsável pela coordenação desta extensão ao Centro do país; o Auditório Municipal NovoCine; e o CUCA da Universidade Pedagógica – Delegação da Beira. Em julho, o 15º Ciclo de Cinema Europeu será apresentado em Inhambane, no recém-restaurado Cineteatro Tofo, afirmando-se, assim, como uma iniciativa com dimensão nacional, que atrai cada vez mais parceiros e alcança novos públicos.

Ver programa aqui