Moçambique: 15ª Edição do Prémio Eloquência Camões

Publicado em segunda-feira, 10 abril 2017 07:10

O Camões – Centro Cultural Português em Maputo, em articulação com a Universidade Pedagógica, promove a última fase da 15.ª edição do Prémio Eloquência Camões que culmina com a realização da Grande Final no dia 21 de abril, às 15h00, no Camões em Maputo.

Após a realização de uma Oficina de Texto Argumentativo em que participaram 50 professores e alunos de seis escolas secundárias de Maputo (Francisco Manyanga, Josina Machel, Laulane, Lhanguene, Malhazine e Polana), estão selecionados 14 alunos semifinalistas que irão participar na Oficina de Oralidade, orientada pela atriz Ana Magaia, entre 17 e 20 de abril, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo. Nesta Oficina, os alunos irão aperfeiçoar as técnicas de expressão oral dos textos que submeteram a concurso, os quais serão apresentados publicamente na Final deste Prémio.

No dia 21 de abril, às 15h00, no Camões em Maputo, os alunos apresentarão os seus trabalhos publicamente e serão avaliados pelo júri, constituído pelo escritor Ungulani Ba Ka Khosa, pela atriz Ana Magaia e pela docente universitária Carla Maciel que aferem a capacidade argumentativa e retórica dos alunos a concurso para, em conjunto, decidir quem será o vencedor deste ano.

Os alunos vencedores, os professores e as escolas participantes recebem conjuntos de livros oferecidos pela Plural Editores, bem como os respetivos certificados de participação. Os três primeiros classificados recebem ainda pequenos prémios pecuniários atribuídos pelo Camões – Centro Cultural Português em Maputo para aquisição de material escolar.

Criado em 2002, o Prémio Eloquência Camões pretende motivar os estudantes para a importância da oralidade em português no mercado de trabalho, em áreas tão variadas como a comunicação social, a docência, as relações públicas, a publicidade, o teatro, o cinema, entre outras.

O Prémio Eloquência Camões 2017 resulta de uma parceria entre o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, a Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica e o Centro de Língua Portuguesa na Universidade Pedagógica e conta com o apoio da Plural Editores.