Moçambique: 27.º Curso de Literaturas em Língua Portuguesa - «Novas Tendências»

Publicado em quarta-feira, 16 setembro 2015 16:52

Novas Tendências será o tema tratado na 27ª edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa que este ano se realiza de 21 a 24 de setembro de 2015, às 18h00, no Centro Cultural Português em Maputo.No seu programa principal, este Curso vai dar um destaque especial a algumas das Novas Tendências do contexto literário português e moçambicano. A abrir o programa principal, o escritor português convidado, José Luís Peixoto, falará da narrativa portuguesa contemporânea.

Os realizadores Margarida Cardoso (Portugal) e João Ribeiro (Moçambique) apresentam as suas experiências relativamente à adaptação cinematográfica de obras literárias nos dois contextos geográficos. Nataniel Ngomane, professor de Literatura e atual diretor do Fundo Bibliográfico, vai apresentar a sua reflexão em torno da nova narrativa moçambicana.

O programa encerra com um debate entre as gerações literárias moçambicanas Charrua e Kuphaluxa, moderado pela jornalista Anabela Adrianopoulos. Como programa paralelo, vai realizar-se uma Oficina de Escrita orientada por José Luís Peixoto, que decorrerá entre 22 e 24 de setembro no Centro Cultural Português, para participantes inscritos pela AEMO, ECA, UP e FLCS/UEM.

O Curso de Literaturas em Língua Portuguesa tem o apoio exclusivo das Páginas Amarelas e é a realização cultural mais antiga do Centro Cultural Português em Maputo, em parceria com a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane.

Este ano, e pela primeira vez, realiza-se a itinerância de parte deste Curso para outras cidades moçambicanas, com a deslocação do escritor José Luís Peixoto a Quelimane (Centro de Língua Portuguesa na Universidade Pedagógica, nos dias 14 e 15 de setembro), Beira (Centro Cultural Português, nos dias 16 e 17 de setembro) e Nampula (Centro de Língua Portuguesa na Universidade Pedagógica, nos dias 28 e 29 de setembro).