Moçambique: 32.ª edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa

Publicado em segunda-feira, 10 outubro 2022 16:28

Terá lugar entre os dias 24 e 26 de outubro de 2022, a 32.ª edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa, com o tema "A escrita criativa e a crítica literária", no Camões - Centro Cultural Português (CCP) em Maputo.

O curso de literaturas é a iniciativa cultural mais antiga do CCP em Maputo, realizada em parceria com a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), que em edições anteriores trouxe a Maputo autores como José Saramago e Lídia Jorge, ou mais recentemente, José Luís Peixoto, Afonso Cruz, David Machado, Pedro Mexia, Alexandra Lucas Coelho e Joana Bértholo. Pretende-se, com este curso, promover a leitura e o sentido crítico dos leitores, bem como proporcionar um espaço de debate e contacto com escritores ou académicos convidados.

A 32.ª edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa destaca “A escrita criativa e a crítica literária”, numa abordagem transdisciplinar da escrita literária. O programa do curso decorre durante três dias, em período pós-laboral, e conta geralmente com um grande número de participantes, entre estudantes, escritores e uma comunidade profissional variada. Para a edição de 2022, o CCP em Maputo convidou Lúcia Vicente, historiadora, escritora e atriz portuguesa. 

No dia 24 de outubro de 2022, ao abrir o programa, a convidada Lúcia Vicente partilhará a sua experiência na área da escrita criativa, e na residência literária que está a realizar em Maputo. O painel será repartido com o escritor Eduardo Quive, também participante no mesmo programa de residências, e contará com a moderação de Eliana N’Zualo. O dia 25 de outubro será dedicado ao tema “Escrever sobre literatura”, com apresentações dos docentes da Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS) da UEM, Albino Macuácua, Lucílio Manjate e Osvaldo Neves. Esta sessão contará com a moderação do jornalista Elton Pila. O última dia do programa, 26 de outubro, será dedicado ao tema “O papel da crítica na produção literária”, com partilhas entre António Cabrita, Francisco Noa e José dos Remédios. A última sessão do curso de literaturas será moderada por Conceição Siopa, leitora do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

A participação no 32.º Curso de Literaturas é livre, mas os participantes que pretendam obter um certificado de participação no curso deverão fazer uma inscrição prévia - entre 10 e 13 de outubro de 2022 - e assistir a todas as sessões. As inscrições poderão ser feitas na biblioteca do CCP em Maputo ou na secretaria da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane. O curso terá lugar entre as 18h00 e as 20h00, de 24 a 26 de outubro de 2022.